O Grupo Santa Catarina, que hoje atende a mais de 35 mil famílias em diversos municípios, é uma empresa familiar que tem suas origens no início do século passado.

Na primeira década dos anos 1900, a tradicional família Venturelli, de origem italiana, adquiriu um terreno na cidade de Brusque, localizado na rua 1º de Maio, nº 205.

Muito conhecido na cidade, o Sr. Luiz Venturelli fundou ali sua primeira empresa, a Marmoraria São Luiz, e a administrou ao longo de 50 anos. Ao mesmo tempo, a família, que já era muito conhecida cresceu, teve filhos, que se casaram e espalharam o sobrenome pela região. Uma delas, Valéria Venturelli, casou-se em 1944 com Waldemiro Correa, que passou a trabalhar com o sogro na Marmoraria São Luiz. Veio a aprender os segredos da profissão e tornou-se mestre na arte do manuseio das pedras.

Doze anos depois, Waldemiro e Valéria se mudaram para Itajaí. Em local privilegiado, em frente à Igreja Matriz, nascia a Marmoraria Waldemiro Correa, que logo se tornou conhecida na região e atendia principalmente aos cemitérios, atuando na construção de túmulos e jazigos. Em pouco tempo, era a marmoraria mais requisitada da cidade.

Na cidade portuária, o casal teve quatro filhos, sendo três mulheres – Izabel, Odete e Eliana – e um homem, o mais velho, Luiz Carlos Correa. Este foi o primeiro a seguir a veia empreendedora da família, e em 1967 abriu sua própria empresa na capital do estado.

Em Florianópolis, Luiz Carlos trabalhou em parceria com os irmãos Joaquim, com quem tinha duas lojas que possuíam a concessão do serviço funerário na cidade. Ao longo de três anos manteve-se nesta empreitada, até que em 1972 decidiu retornar para Itajaí e gerenciar os negócios da família.

Isso porque, neste meio tempo, Waldemiro Correa também havia expandido seus serviços para o ramo funerário. Até 1968, o serviço funerário em Itajaí era prestado pela Funerária São Jorge, situada na rua Tijucas. Apesar de tradicional, com vinte anos de experiência, esta empresa deixava espaço para a concorrência, fato que fisgou o olhar empreendedor de Waldemiro, que fundou neste ano a Funerária São Pedro.

Aqui, as histórias de pai e filho se cruzam novamente. Enfim, em 1972, Waldemiro passa a administração de suas duas empresas para Luiz Carlos e busca novos ares. Chegou a tentar se estabelecer em Brusque e Tijucas, mas não manteve sua sustentação nestes municípios, em princípio, e retornou às origens: voltou à Itajaí e ao ramo que lhe fez crescer e em que confiava, a marmoraria.

Daí para frente permaneceu na cidade até 1994 e expandiu seu atendimento até Florianópolis. Em dado momento, chegava a montar 70% dos túmulos dos principais cemitérios da região.

Em 1994, mudou-se para Blumenau e migrou novamente para o ramo em que seu filho atuava, ao fundar a Funerária Bom Jesus. Porém, devido a questões judiciais, esta empresa passou a atender a população apenas em 2006. Foram 12 anos em que Waldemiro Correa lutou judicialmente para atender ao povo blumenauense, cidade pela qual nutria forte amor. Esta luta, porém, o deixou fraco e no mesmo ano em que obteve sua última conquista veio a falecer. Cansado, porém com mais uma missão cumprida, deixou para a família Correa seu legado.

O empreendedorismo da família se manteve aceso também no neto de Waldemiro, Carlos Eduardo Correa, que manteve vivos seus sonhos com o objetivo de fazer dos projetos da família um grande sucesso. Em menos de um ano, o primeiro passo foi a compra da Funerária São Jorge, com mais de 35 anos de tradição em Blumenau.

Desde então, o Grupo Santa Catarina segue crescendo, expandindo seu atendimento.
Entre pontos próprios e conveniados, há atendimento aos clientes em dez cidades, além de inúmeros benefícios para os clientes do plano.

Em 2014 esta história completa 110 anos, e o objetivo é crescer ainda mais. O Grupo Santa Catarina continuará trabalhando em prol do bem estar de seus associados e do povo catarinense.
Continuaremos presentes em todos os momentos de sua vida, como tem sido há mais de um século, e sempre buscando inovar. Conte conosco, pois estaremos por muito tempo por aqui!