O tratamento para dor de garganta varia dependendo da causa. Não se pode usar antibióticos para tratar uma infecção viral, como gripe, pois eles foram criados para eliminar somente bactérias.

É importante ressaltar que não se deve suspender as medicações logo após o desaparecimento dos sintomas, isso pode causar problemas como febre reumática e outros, além de não eliminar a bactéria do organismo.

No caso de amigdalite crônica, é preciso ir mais a fundo, procure saber com seu médico os motivos das inflamações e busque se tratar. Veja as recomendações que você pode fazer em casa:

1 – Compressa quente

A compressa quente ajuda em situações de infecciosas, pois aumenta o fluxo de sanguíneo, diminuindo o processo inflamatório, também relaxa o músculo contribuindo para amenizar dores como a de garganta.

2 – Tomar bastante água

Beber muita água ajuda a aliviar a dor de garganta principalmente nas regiões de clima seco como: Centro-Oeste (Goiás e Brasília), Nordeste/Norte (Partes do Tocantins, Bahia e toda Região da Caatinga), Sudeste (Partes de Minas Gerais).

Tocantins, Bahia e Minas as partes que fazem divisa com Goiás e Brasília costumam ser mais secas em algumas épocas do ano.

Como umidade do ar cai muito, o corpo perde líquido e a garganta fica seca provocando incomodo e dor, para reduzir essa sensação beba no mínimo 2L por dia.

3 – Umidificar o ambiente

Para regiões secas a baixa umidade do ar contribui para dor de garganta, então deixe o ambiente de sua casa úmido, mas evite umidificador de ar, pois pode deixar o ambiente muito úmido e facilitar a proliferação de bactérias, então o melhor a fazer é umedecer toalhas ou deixa balde com água pelos cômodos fazendo com que o ar fique úmido aos poucos.

4 – Pastilhas e spray para garganta

São à base de mentol, ambroxol, benzidamina, benzocaína, lidocaína e alguns anti-inflamatórios, aliviam o dor na garganta por terem ação anestésica, mas não curam infecção, resolvem mais em casos alérgicos.

As pastilhas não são indicadas para crianças, pois podem provocar engasgamento, infelizmente as pastilhas e spray para garganta podem causar efeitos colaterais indesejados.

5 – Maçã com mel

Corte a maçã em fatias e as cubra com mel, as deixe descansar por alguns minutos e coma. O mel tem ação calmante e a maça ajuda a reduzir a inflamação.

6 –  Inalação natural

A dor de garganta aumenta quando se respira pela boca. A inalação natural descongestiona o nariz e ajuda a evitar a respiração pela boca. Use eucalipto, ou alfavaca, ou camomila e ou casca de laranja.

 Pra preparar sua inalação, faça o seguinte:
  • Colocar em um recipiente 1 litro de água filtrada
  • Em seguida fazer o chá com a erva de sua preferência
  • Inale pelo nariz (evite respiração pela boca pois causa dor)

Não há um limite de tempo. Poderá fazer a inalação enquanto houver vapor.

7 – Menta e gengibre

Ambos têm ação antibacteriana que contribuem para combater as dores com a de garganta. São refrescantes esse frescor deixado por ambos ajudam a combater a dor.

No entanto, os resultados não são permanentes, mas ajudam a aliviar a dor em momentos críticos, pois aliviam a coceira e irritação na garganta.

8 – Gargarejo

Fazer gargarejo com casca romã ajuda a curar a dor de garganta: A casca da romã é anti-inflamatória, então combate a inflamação de garganta.

Gargarejo com barbatimão também é eficaz contra a inflamação e a dor de garganta, pois o barbatimão tem ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana e cicatrizante.

9 – Própolis

A própolis é um ótimo remédio natural para dor de garganta. Pode ser consumida em meio de extratos, balas, xaropes, comprimidos e spray.

10 – Chás de alho 

O chá de alho tem bom resultado para combater a dor de garganta contribui para uma boa recuperação, pois ameniza a dor a água quente dilata os vãos sanguíneos reduzindo o processo de inflamatório, assim causando alívio. O alho melhora o sistema imunológico, pois é antioxidante e anti-inflamatório natural.

10 Dicas Eficientes para Aliviar Dor de Garganta

3) Veja os outros remédios caseiros para a dor de garganta

10 Dicas Eficientes para Aliviar Dor de Garganta

Alguns tratamentos naturais são utilizados para a dor de garganta, mas eles são apenas paliativos e não tratam para eliminar a raiz do problema.

  • Chá de camomila – Tome chá de camomila, ele é um remédio natural para dor de garganta. Além de matar as bactérias funciona como um analgésico, aliviando as dores.
  • Limão- Faça gargarejos com suco de limão, água morna e uma pitada de sal. Fazer várias vezes ao dia
  • Chá de maracujá- Adicione duas colheres de flores de maracujá a uma xícara de água fervida, deixe tampada por alguns minutos, coe e tome quando estiver morno.

Fonte:

http://www.healthline.com/health/sore-throat

http://www.webmd.com/cold-and-flu/understanding-sore-throat-basics

https://www.opas.org.br/remedio-para-dor-de-garganta-e-garganta-inflamada/